segunda-feira, 19 de julho de 2010

Tutorial! Pintando sapatos

Um dos problemas mais frequentes para cosplayers são os sapatos. Muitos personagens usam sapatos de modelos ou cores não muito frequentes.
Aqui vai então um tutorial que pode ajudar muito a resolver seus problemas com os sapatos!

Você tem o modelo certo mas a cor está errada? Aqui vai uma dica muito simples e barata de deixar seu sapato do jeitinho que você quer!

Tutorial retirado do Fórum Cosplay Brasil

Aqui vão as etapas da garota que criou o tutorial:

Materiais:

- tinta para couro (usei da marca AMYCRON, que foi o que me recomendaram na loja) – pode ser achada em lojas especializadas em couro ou artigos para sapateiros; comprei um vidrinho por R$5,50 e rende MUITO;
- pincel macio;
- sapato (eu fiz de couro; deve servir para courino também) – a cor do sapato interfere no resultado final. Não escolha um sapato branco se você quiser pintar com uma cor forte, assim como não escolha um sapato escuro se você quer uma cor suave. No meu caso, para pintar de vermelho escolhi um sapato caramelo claro e o resultado ficou do jeito que eu queria.




Como fazer:

Primeiro, forre a área de trabalho com jornal. Escolha um local ventilado, pois a tinta tem cheiro forte e não queremos ninguém intoxicado... Passe um pano seco e limpo no sapato, de forma a tirar sujeirinhas que podem fazer com que a tinta descasque.

Importante!!! Teste a tinta para você se acostumar com ela. Eu testei na sola do sapato e aprendi coisas importantes:

- não “estique” muito a pincelada. A camada vai ficar disforme e feia. Faça pinceladas grossas e curtas.



(reparem no "descascado" no salto, resultado de ficar pincelando esticado e várias vezes no mesmo lugar; deu pra cobrir tranqüilamente, mas facilita se isso não acontecer)

- tente homogeneizar as pinceladas, mas NÃO fique pincelando o mesmo lugar várias vezes. A tinta aplicada vai grudar na tinta do pincel e vai aparecer um buraco no lugar. Se ficar um montinho de tinta, passe o pincel uma vez pra tirar o excesso.

- a tinta seca MUITO rápido. Então, não se preocupe em fazer camadas perfeitas. Com três demãos, a pintura do meu sapato ficou bonita e uniforme.

Se a sola for da mesma cor que o sapato, comece por ela. Por quê? Na hora de apoiar o sapato para secar, apoiar na sola diminui a chance de estragar a pintura de cima por causa do contato com o jornal.



Feita a sola, pinte a parte de cima do sapato. Não se esqueça das pinceladas curtas e grossas (com uma boa quantidade de tinta) e de não ficar pincelando muito no mesmo lugar. O tempo que você leva para pintar uma demão é o tempo que o outro sapato leva para secar. Por isso, a pintura é bem rápida, já que você não vai ter que ficar esperando muito tempo para a tinta secar. Faça quantas demãos você achar necessário. Lembrando que, quanto mais escura a cor, mais as falhas na pintura aparecem. Atenção também com as costuras e reentrâncias do sapato, bem como a bordinha interior – ela também aparece, então trate de pintar também!



(bordinha pintada até a metade - reparem a diferença! nessa foto está só a primeira demão de tinta, ela fica irregular assim mesmo)


Se você quiser, pode passar um verniz por cima (é específico para a tinta que você usou; leia as instruções da tinta que lá deve ter uma indicação). Eu não usei verniz, mas acho que é bom testar antes na sola ou em um pedaço de couro avulso para você pegar as manhas de aplicação do verniz.



(resultado final!!! a cor real está mais "fechada" que na foto)

Lembrando: esse é um tutorial básico para um sapato de uma cor só. Você pode adaptá-lo para usar várias cores, fazer listrinhas, desenhos, detalhes...

Se você sujar a mão de tinta, ela sai fácil com álcool. Não precisa passar solvente na mão ^_^


Gostaram? eu achei SUPER útil ^^

obs.: eu já fiz isso, mas não foi com couro, foi com tecido (para pintar um all star para o cosplay de Luna Lovegood). Aí usei tinta para tecido de várias as cores para fazer os detalhes e tudo mais. Fica muito bom mesmo ^^



7 comentários:

  1. Bom dia!
    Adorei este post sobre pintura de sapato pois eu adoroooooooooooo variar as cores e nem sempre da para comprar um sapato novo =/
    Já usei a tinta da Amy e esses dias comprei em São Paulo uma tinta da marca NOVAX ela da para couro e sintético, ao contrário da outra. O resultado ficou excelente, pintei dois pares de calçado um de couro com a cor cereja e um sintético de preto. Eles ficaram lindosssssssss... adorei o resultado. A tinta é muito boa e vem para pronto uso, não precisa misturar nada. Agora se quiser mudar de novo é só fazer uma limpeza com o solvente da mesma marca e mãos a obra, escolher uma nova cor e mudar de novo. Comprei na Casa de Couros Romeu e achei um site de vendas da Novax só que de produto de conservação: http://www.lojanovax.com.br =)

    ResponderExcluir
  2. meu tenis é um all star branco de couro eu queria pintar ele de uma cor forte daria certo?

    ResponderExcluir
  3. tenho praticamente certeza que sim. esses dias eu pintei um sapato branco de amarelo forte e ficou perfeito =]

    ResponderExcluir
  4. Oi Jessica, Amei a dica.
    Mas eu queria saber se ficaria bom o calçado da cor salmão pintar de branco?
    Grata!!
    Bjim!!

    ResponderExcluir
  5. eu acredito que sim, porém acho que serão necessárias duas camadas de tinta

    ResponderExcluir
  6. Olá vc pode me endica uma tinta boa pinta a borracha dos lados do meu tenis que e branco agradecido

    ResponderExcluir